domingo, 22 de fevereiro de 2009

Tudo começa aqui. (um longo trabalho de Monografia)

A Internet viabiliza muitos canais informativos e de produção de conhecimento para que o docente alcance com qualidade suas aulas de uma forma atraente e atual. Conhecer recursos de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos desafios do momento, para os educadores.
Vários recursos virtuais já estão sendo integrados ao processo de ensino e aprendizagem muitos deles em caráter de experimentação. Os blogs constituem um desses e estudar as suas possibilidades e potencialidades constrói objetos de estudo desse projeto.
Nesse sentido, esse estudo justifica-se pela necessidade de conhecer e compreender uma nova técnica que pode melhorar a pratica de ensino e particularmente de Geografia.
E pelo fato que o professor sempre deve estar atento aos novos desafios do mundo contemporâneo, buscando novas formas de ensinar e aprender para privilegiar o fazer aprendizado e coletivo.
Dessa forma este estudo pretende investigar as diversas formas de uso do blogs e buscar analisar como esses podem se constituir em ferramentas de colaboração no processo de interação entre aluno e professor e como meio de promover a criatividade e um novo contesto de ensinar e aprender.


DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este estudo propõe uma análise de alguns blogs de internet, construídos por professores e alunos em instituições publicas e particulares de ensino do Brasil, Tem como foco, especificamente, as contribuições que os blogs podem trazer para enriquecer as aulas de geografia.


OBJETIVOS

GERAL

Investigar qual a contribuição que o uso dos blogs pode trazer para o ensino de geografia?

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Conhecer as diferentes formas de se usar a internet para a Geografia;

Aprofundar o estudo sobre Blogs na educação;

Verificar como os Blogs podem ser utilizados nas aulas de Geografia;

Pesquisar e identificar na Internet os diferentes usos dos Blogs na educação e no ensino de Geografia;

Conhecer, descrever e analisar a utilização dos Blogs destinados ensino de Geografia;

Identificar a metodologia, conceito e conteúdo do professor através dos Blogs de Geografia;

Verificar o grau de interatividade e colaboração entre professor e aluno presentes nos Blogs de geografia.

Identificar a contribuição desses recursos virtual para o ensino e aprendizagem de Geografia.

METODOLOGIA

A pesquisa será desenvolvida com um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto. O tipo de pesquisa empregado será o estudo de caso.
Para tanto, será realizado uma levantamento dos principais blogs de Geografia construídos por professores e alunos em instituições particulares e publicas de ensino do Brasil. e publicados na internet e realizada uma escolha aleatória de 5 (cinco) a 10 (dez) deles para estudo e comparação.
Posteriormente será realizado um estudo detalhado e a analise desses Blogs. Onde a analise documental (analise dos blogs) será a técnica utilizada para alcançar os objetivos propostos nesse projeto.

Nenhum comentário:

O 1º contato com os Blogueiros

Oi Leo,
Sou o professor Marcelo Coelho do blog www.blig.ig.com.br/geomarcelocoelho, qualquer ajuda entre em contato.
abraço.
Marcelo Coelho