A Internet viabiliza muitos canais informativos e de produção de conhecimento para que o docente alcance com qualidade suas aulas de uma forma atraente e atual. Conhecer recursos de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos desafios do momento, para os educadores.
Vários recursos virtuais já estão sendo integrados ao processo de ensino e aprendizagem muitos deles em caráter de experimentação. Os blogs constituem um desses e estudar as suas possibilidades e potencialidades constrói objetos de estudo desse projeto.
Nesse sentido, esse estudo justifica-se pela necessidade de conhecer e compreender uma nova técnica que pode melhorar a pratica de ensino e particularmente de Geografia.
E pelo fato que o professor sempre deve estar atento aos novos desafios do mundo contemporâneo, buscando novas formas de ensinar e aprender para privilegiar o fazer aprendizado e coletivo.
Dessa forma este estudo pretende investigar as diversas formas de uso do blogs e buscar analisar como esses podem se constituir em ferramentas de colaboração no processo de interação entre aluno e professor e como meio de promover a criatividade e um novo contesto de ensinar e aprender.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este estudo propõe uma análise de alguns blogs de internet, construídos por professores e alunos em instituições publicas e particulares de ensino do Brasil, Tem como foco, especificamente, as contribuições que os blogs podem trazer para enriquecer as aulas de geografia.
OBJETIVOS
GERAL
Investigar qual a contribuição que o uso dos blogs pode trazer para o ensino de geografia?
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer as diferentes formas de se usar a internet para a Geografia;
Aprofundar o estudo sobre Blogs na educação;
Verificar como os Blogs podem ser utilizados nas aulas de Geografia;
Pesquisar e identificar na Internet os diferentes usos dos Blogs na educação e no ensino de Geografia;
Conhecer, descrever e analisar a utilização dos Blogs destinados ensino de Geografia;
Identificar a metodologia, conceito e conteúdo do professor através dos Blogs de Geografia;
Verificar o grau de interatividade e colaboração entre professor e aluno presentes nos Blogs de geografia.
Identificar a contribuição desses recursos virtual para o ensino e aprendizagem de Geografia.
METODOLOGIA
A pesquisa será desenvolvida com um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto. O tipo de pesquisa empregado será o estudo de caso.
Para tanto, será realizado uma levantamento dos principais blogs de Geografia construídos por professores e alunos em instituições particulares e publicas de ensino do Brasil. e publicados na internet e realizada uma escolha aleatória de 5 (cinco) a 10 (dez) deles para estudo e comparação.
Posteriormente será realizado um estudo detalhado e a analise desses Blogs. Onde a analise documental (analise dos blogs) será a técnica utilizada para alcançar os objetivos propostos nesse projeto.
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O 1º contato com os Blogueiros
Oi Leo,
Sou o professor Marcelo Coelho do blog www.blig.ig.com.br/geomarcelocoelho, qualquer ajuda entre em contato.
abraço.
Marcelo Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário