domingo, 22 de fevereiro de 2009

Um pouco sobre meu Orientador e sua tese de mestrado

Antonio Wellington Melo Souza Nasceu no município de Conceição do Almeida, recôncavo baiano. Graduou-se em História na Universidade do Estado da Bahia. É professor da rede pública e particular de ensino. Começou sua carreira com apenas 18 anos como professor do Colégio de 2 Grau Rômulo Almeida, na cidade de Santo António de Jesus. Lá ministrou aulas de História para duas turmas do Ensino Médio.

Iniciou o curso de graduação na Universidade Estadual de Feira de Santana e durante seis anos ministrou aulas de Matemática. Contudo, sua inquietação acompanhou-me por todo esse tempo: como tornar o ensino de História mais prazeroso e significativo para alunos e professores? Como transformar as aulas de História em um laboratório de pesquisa e dinamizar o processo? Como romper com o tradicionalismo que permeia o ensino de História?

Essas indagações e muitas outras sempre fizeram parte de sua vida. Sempre esteve buscando meios para melhorar o ensino de História, tentando conversar com professores da área, encontrar métodos alternativos de mudanças, enfim, descobrir uma maneira mais interessante de ensinar e aprender História, criar novas metodologias que ajudassem alunos e professores a tornar essa disciplina mais prazerosa, algo que contribuísse de fato para o papel formativo do aluno.

Sempre procurou novas formas de ensinar e aprender História. Começava suas aulas falando de história de vida, para que os alunos tomassem consciência de que eles tinham uma história e de que, enquanto pessoas contribuíam para a formação da História, começando pela sua família. O resultado desse trabalho sempre era surpreendente, pois os alunos se pronunciavam, muitos desabafavam, ganhando a confiança, o respeito e a solidariedade do grupo e tomando consciência do seu papel enquanto sujeito histórico. Antonio Wellington Melo Souza entendia que era preciso conhecer mais os alunos e ouvi-los. A partir de então, buscava junto com os alunos maneiras diferentes de conhecer mais sobre a História - afinal, assim pode-se também aprender com os alunos.

Em 1997, começou a trabalhar com a Informática na Educação, com a capacitação de professores através do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e do Programa de Informática na Educação do MEC, o PROINFO. Que até hoje faz parte desse programa, o que le faz ter contato com professores e discutir novas formas de uso das TICs na Educação.

Em 2002, com o ingresso no Mestrado em Educação, surgiu o interesse de agregar conhecimentos de maneira rnais sistematizada, abrindo assim as portas para colocar em prática (mais uma vez, só que agora com o auxílio das tecnologias) estudos metodológicos que contemplassem novas formas de aprender e ensinar História através da articulação da Informática Educativa e do ensino/aprendizagem de História. Foi dessa história que nasceu o projeto e dissertação de mestrado: "Mudando a Cara da História" - Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de construção do Saber Histórico: uma proposta pedagógica.

Nenhum comentário:

O 1º contato com os Blogueiros

Oi Leo,
Sou o professor Marcelo Coelho do blog www.blig.ig.com.br/geomarcelocoelho, qualquer ajuda entre em contato.
abraço.
Marcelo Coelho